Qualidade e indicadores de Desempenho em Logística

 

A busca por eficiêIndicadoresncia tem como objetivo a alta qualidade dos serviços prestados ao cliente. No entanto, atualmente para se atingir essa meta, não basta apenas ter o aprimoramento das atividades internas da empresa, é fundamental também que exista um alto nível de integração entre os parceiros de uma mesma cadeia.

Qualidade é um conjunto de características de desempenho de um produto ou serviço que, em conformidade com as especificações, atende ou supera as expectativas do cliente.

Atualmente para medir a eficiência de uma organização na realização de seus objetivos e estratégias são utilizadas métricas quantitativas que podem ser chamadas de KPIs (Key Performance Indicators – em inglês) ou Indicadores Chave de Desempenho, Indicadores de Performance, Métricas de Desempenho, Medidas de Performance, etc.

Na Logística, dada a sua importância como atividade empresarial, os indicadores avaliam e auxiliam o controle de performance, envolvendo usuários de diversos níveis, desde os auxiliares operacionais e conferentes, passando pelos auxiliares administrativos e supervisores, chegando aos gerentes e diretores. Para algumas empresas um indicador importante pode estar relacionado ao tempo, enquanto para outras pode ser o custo ou a qualidade.

Assim, os indicadores de desempenho logístico podem monitorar a qualidade das atividades logísticas internas à empresa ou a de seus parceiros (fornecedores). Eles compreendem 4 áreas chaves:
• Atendimento do Pedido ao Cliente;
• Gestão de Estoques;
• Armazenagem;
• Gestão de Transportes.

 

Manter um acompanhamento das métricas permite avaliar a performance ao longo do tempo e melhorar os índices a cada período. Assim, a empresa pode comparar os resultados atuais com seu histórico e, em alguns casos, com os seus concorrentes.

Na NETLOG tudo é acompanhado por meio da Gestão de Indicadores que controla e desenvolve melhorias de trabalho para toda a equipe. Tanto o cliente como os colaboradores podem verificar o desempenho de suas atividades e operação. Esses indicadores são divulgados para os clientes e além disso permanecem no quadro de gestão interna no qual são atualizados mensalmente.